quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

O que é Uísque?

Uísque é uma bebida alcoólica destilada de grãos, muitas vezes incluindo malte, que foi envelhecida em barris. Whisky é o nome que os escoceses dão à sua famosa aguardente de cereais produzida à base de cevada maltada, cevada não maltada e milho. Na América e na Irlanda usa-se a palavra whiskey para definir um tipo de aguardentes quase idêntico.

Das alquimias perpetradas nos mosteiros da Idade Média às fórmulas secretas dos atuais blendeds, uma história de mais de 500 anos de prazeres contidos em um copo de um legítimo scotch whisky. Mais ou menos na época em que o Brasil foi descoberto pelos navegantes portugueses, alguns países do Norte davam indícios de dominarem a arte de destilar o uísque beatha ou a acqua vitae que, em gaélico, o idioma dos celtas da Grã-Bretanha e da Irlanda, quer dizer "água da vida". Um certo frei John teria elaborado, a partir do suprimento da eight bolls of malt, a tal bebida aparentada do uísque no dia 8 de agosto de 1494.
Graças a esse registro histórico, acredita-se que a bebida, a exemplo do champanhe e de alguns licores, também tenha surgido em algum monastério, com a justificável desculpa de ser usada em tratamentos medicinais ou como "elixir da vida eterna". Sabe-se, porém, que a técnica de destilação já era praticada há muito mais tempo pelos celtas. Ao lado dos bravos escoceses, os irlandeses, por sua vez, também reivindicam para si a primazia da invenção do scotch whisky. A história mais difundida é a de que a arte de destilar teria surgido na Irlanda do século 5 e, depois, emigrado junto com os missionários cristãos para os mosteiros escoceses através do litoral oeste, até alcançar as Highlands, as Terras Altas, e dali se espalhado por todo o país. O fato, de todo modo, é que, ao longo desses cinco séculos, a Escócia se tornou a pátria do melhor uísque do planeta. Centenas de chaminés de suas destilarias povoam o seu bucólico território, pontuado de castelos seculares, lagos e rios de águas cristalinas. Uma água puríssima, aliás, crucial para a produção do scotch e que escoa sobre a turfa, o solo esponjoso que serve como combustível para defumar a cevada, a preciosa matéria-prima dos maltes.

Nenhum comentário: